sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ORGANIZAÇÃO CORPORAL DOS FUNGOS: HIFAS & MICÉLIO



TODOS OS FUNGOS MULTICELULARES SÃO CONSTITUÍDOS POR FILAMENTOS MICROSCÓPICOS RAMIFICADOS, AS HIFAS. O CONJUNTO DE HIFAS FORMAM O MICÉLIO, QUE CONSTITUI O CORPO DO FUNGO MULTICELULAR.
UMA HIFA É UM TUBO MICROSCÓPICO QUE CONTÉM O MATERIAL CELULAR DO FUNGO.
AS HIFAS PODEM SER DE DOIS TIPOS: CENOCÍTICAS E SEPTADAS.
OS SEPTOS SÃO, NO ENTANTO, INCOMPLETOS, APRESENTANDO UM ORIFÍCIO CENTRAL QUE PÕE EM COMUNICAÇÃO DIRETA OS CITOPLASMAS DE CÉLULAS VIZINHAS. A PAREDE DAS HIFAS É CONSTITUÍDA BASICAMENTE PELO POLISSACARÍDIO QUITINA. CURIOSAMENTE, ESSA SUBSTÂNCIA TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NO REINO ANIMAL, CONSTITUINDO O ESQUELETO DOS ARTRÓPODES(CRUSTÁCEOS, INSETOS, ARANHAS etc.). O EMARANHADA DE HIFAS QUE CONSTITUI O MICÉLIO PODE CRESCER INDEFINIDAMENTE, ENQUANTO HOUVER ALIMENTO DISPONÍVEL E CONDIÇÕES FAVORÁVEIS. O CRESCIMENTO DAS HIFAS OCORRE APENAS NAS EXTREMIDADES; NAS REGIÕES MAIS ANTIGAS, O CONTÉUDO CITOPLASMÁTICO PODE ATÉ MESMO DESAPARECER. ASSIM, DURANTE O CRESCIMENTO DO FUNGO, A MASSA CITOPLASMÁTICA PROLONGA AS HIFAS, FLUINDO PARA AS EXTREMIDADES DAS GALERIAS EM CONSTRUÇÃO E, EVENTUALMENTE, ABANDONANDO AS MAIS ANTIGAS.
DURANTE OS PROCESSOS DE REPRODUÇÃO SEXUADA DA MUITAS ESPÉCIES DE FUNGO, FORMAM-SE HIFAS ESPECIAIS QUE CRESCEM EM AGRUPAMENTO COMPACTOS, CONSTITUINDO OS CORPOS DE FRUTIFICAÇÃO, DOS QUAIS COGUMELOS E ORELHAS-DE-PAU SÃO OS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS.

2 comentários:

anderson disse...

esse blog está massa
os assuntos estão fácil
de identificar

Marcel disse...

Ta show
vo estudar por aki q fica + facil